Pular para o conteúdo principal

A Influência da Cabala entre as celebridades


SÃO PAULO - Madonna completa 50 anos neste sábado (16) e declarou dias antes do aniversário que sua idade espiritual é de 36 anos, informou o site Female First. Segundo ela, a informação lhe foi passada pelos sacerdotes da Cabala, sua religião.

A cantora enviou mensagens para seus amigos pedindo que não mandem nenhum cartão, bolo ou presente que faça referência a sua idade real. (JB Online)
Causou admiração a revelação e atitude de Madonna em relação a sua religião. O que vem a ser a Cabala? Neste post publico algumas informações sobre essa filosofia mística, difundida em todo o planeta.
O que é a Cabala?
Cabala, do hebraico “Tradição”, é basicamente uma interpretação mística e subjetiva de elementos da Torah (Pentateuco Judaico), que se constitui de manipulações do nome de Deus, de anjos, das letras que compõem o vocábulo Torah, e até de acentuação gráfica de outros escritos místicos, e de outras interpretações especulativas de variados escritos sagrados à existência humana e seu desenvolvimento.

Definida como “síntese desordenada de todos os elementos do misticismo que sempre achou expressão no judaísmo” pelo Rabino Meyer Waxman, a Cabala se desenvolveu em Israel, na Babilônia e em algumas regiões da Europa entre os séculos X e XVIII d.C., e foi uma reação ao judaísmo estéril e filosófico daquele tempo.

As correntes interpretativas da Cabala

A cabala se constitui basicamente em duas correntes de interpretação:

Prática: enfoca o uso de fórmulas místicas para realização de milagres e obras sobrenaturais. Acredita-se que certas combinações de números, letras e elementos religiosos podem resultar em benefícios, tais como a realização de desejos, feitiços, encantamentos e curandeirismo.

Teórica: enfatiza os grandes questionamentos humanos como a formação e existência da vida e do mundo. Propõe uma série de doutrinas com a finalidade de difundir seus pensamentos entre seus iniciados, e entre elas destaca-se a doutrina da mediação por anjos como forma de aproximação de Deus; as emanações divinas chamadas de sephirot que segundo eles é responsável pela formação, desenvolvimento e manutenção da existência humana, e da concepção das duas energias responsáveis pela formação de tudo, inclusive da alma. A semelhança do Taoísmo, essas duas energias classificadas como ativa e passiva são representadas pelo masculino e feminino na Cabala, o que os leva a acreditar que na preexistência da alma, ao descer ao mundo material, a força ativa representada pelo masculino encarna-se em um homem, e a passiva representada pelo feminino encarna-se em uma mulher. Para que a realização da união das duas energias se concretize, faz-se necessário que os dois seres vivam uma vida justa, a fim de que encontrem a sua “outra metade”, o que caracteriza a tão propalada idéia da “alma gêmea”, já difundida também por outros movimentos e filosofias místicas contemporâneas.

O crescimento da filosofia mística

O povo judeu já estuda a cabala há muito tempo, contudo, nas últimas quatro décadas o interesse por ela cresceu significativamente, influenciado pela aceitação de seus ensinamentos por artistas mundialmente conhecidos como Madonna, que anunciou publicamente ser praticante da Cabala já ha 10 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor

SERGIO SORA ANUNCIOU EM SEU PERFIL NO FACEBOOK QUE PUBLICARÁ LIVRO  SOBRE SUA SAÍDA DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR. SEGUNDO ELE, O LIVRO REVELARÁ "COISAS QUE ESTÃO OCULTAS AOS OLHOS DE MUITOS" E  ESTARÁ DISPONÍVEL EM ATÉ SEIS MESES.
Apontado até então como sucessor e herdeiro natural do trono de David Miranda, de seu púlpito blindado no maior templo evangélico da America do Sul no centro de São Paulo, e de mais de 9 mil igrejas o então presbítero Sergio Sora casado com a cantora Leia Miranda (filha mais nova de David Miranda) foi desligado da Igreja Deus é Amor  em 2005 por acusações de exigir a renúncia de David Miranda da presidência da igreja e por tê-lo submetido a cárcere privado e violência. Sora nega as acusações. Nas últimas semanas em sua página no Facebook Sora divulgou a informação de que decidiu publicar em um livro os principais motivos que o levaram a se desligar da igreja há seis anos, presidida por seu ex-sogro e em que por mais de vinte anos ocupou a funçã…

O Bocado Molhado - o apelo final de Cristo à Judas Iscariotes

Queriote, localidade de Moabe (Jr 48.24), a pouco mais de vinte e dois quilômetros ao sul de Hebrom, e a vinte e cinco quilô­metros a oeste do mar Morto, era uma cidade como outra qual­quer, não fosse a referência a um de seus filhos — Judas Iscariotes, no hebraico Ish-Querioth, "Homem de Queriote". Escolhido para o colégio apostólico, Judas tinha nas mãos as mais inacreditáveis oportunidades; afinal de contas, Jesus o havia escolhido para um elevado ofício: cuidar das finanças do grupo apostólico. Certamen­te possuía características que justificassem sua escolha. 
Seguindo as pegadas de Judas durante o ministério público de Jesus, podemos delinear o perfil deste, que será lembrado por toda a história como o "traidor". Suas atitudes gananciosas revelam profundas feridas, veias maléficas que o acompa­nharam durante toda a vida. Judas era o único dos discípulos de Jesus que não provinha da Galiléia; era de Queriote, Judéia. Os habitantes da Judéia desprezavam os nat…

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Sidnei Moura

De acordo com os resultados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE, a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo autodenominado missionário David Martins Miranda, chegou ao seu Jubileu de ouro apresentando uma significativa retração no número de fieis. Se comparada a outras denominações que fizeram do discurso milagreiro seu carro-chefe, a IPDA foi a única a apresentar diminuição no número de congregados, diferente de outras denominações como a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Renascer em Cristo e a mais recente denominação milagreira – a Igreja Mundial do Poder de Deus, que ao contrário, aumentaram seu número de filiais, de congregados e de efetiva exposição nos meios de comunicação de massa.
Conhecida pela valorização exacerbada dos usos e costumes como doutrina primaz, e de sua ênfase em milagres (que lhe rendeu fama e crescimento vertiginoso nos anos 80 e 90 devido às concorridas concentrações de milagres realizadas no…