Pular para o conteúdo principal

Dia do professor - A arte de ensinar, seus embates e recompensas


Eu e meus alunos em uma oficina de produção de texto
 em um dos meus ambientes preferidos: a biblioteca


Dançarinos de balé, patinadores de gelo e atores shakespearianos nos enchem de admiração por sua graça e beleza de movimento, ou convicção de discurso. Aplaudimos os seus saltos, nos maravilhamos com a sua velocidade, sentimos prazer nas nuances de suas frases. E se eles atingem o ponto mais alto de performance, ficamos de pé e exclamamos: "Bis!". Mas se chegássemos bem perto e ficássemos nos bastidores, iríamos capturar outros detalhes menos saborosos — a respiração pesada, os rios de suor e a maquiagem escorrendo.

Ensinar é muito parecido com isso. De longe — há uma distância segura — parece uma dança bonita a aprender, e às vezes é exatamente assim. Quando você "faz sucesso" com seus alunos, quando um pai que costuma fazer críticas se alegra e lhe diz que você está fazendo um bom trabalho, você sente que não há nada como isso. A verdade é que há dias gloriosos como este, e graças a Deus por eles.

Também há dias em que você pode sofrer urna falta de bom senso e sabedoria, dias em que pouco parece dar certo, momentos de dúvida pessoal quando você ate questiona a sua vocação. Pense neles como "dias de bastidores". Conte ao Senhor a suas dificuldades e se apoie em seu entendimento.

Nem sempre Jesus agradou a todos o tempo todo. Lembra-se da noite em que seus discípulos adormeceram no jardim quando Ele mais precisava que eles prestassem atenção? Algumas lições eles entenderam; outras, eles perderam completamente. Deus quer que você tenha êxito e que seja eficaz. Ele também quer que você seja honesto quando não estiver dando certo. Desabafe, descanse em seu amor, e você ouvirá os gritos celestiais de "Bis!"

> Graça diária para professores

A todos os professores que atuam tanto no ministério cristão quanto secular, nas igrejas, nas escolas e faculdades públicas e privadas, minhas sinceras felicitações pela passagem do Dia do Professor. Que inspirados pelo exemplo do Mestre dos mestres possamos contribuir no desenvolvimento intelectual e espiritual, conduzindo nossa sociedade a aquisição do conhecimento que transforma.

Comentários

  1. Obrigado.
    Acabei de sair de uma aula dificil!
    =)
    Foi um texto mt delicado.
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor

SERGIO SORA ANUNCIOU EM SEU PERFIL NO FACEBOOK QUE PUBLICARÁ LIVRO  SOBRE SUA SAÍDA DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR. SEGUNDO ELE, O LIVRO REVELARÁ "COISAS QUE ESTÃO OCULTAS AOS OLHOS DE MUITOS" E  ESTARÁ DISPONÍVEL EM ATÉ SEIS MESES. Sergio Sora em sua igreja no RJ Apontado até então como sucessor e herdeiro natural do trono de David Miranda, de seu púlpito blindado no maior templo evangélico da America do Sul no centro de São Paulo, e de mais de 9 mil igrejas o então presbítero Sergio Sora casado com a cantora Leia Miranda (filha mais nova de David Miranda) foi desligado da Igreja Deus é Amor  em 2005 por acusações de exigir a renúncia de David Miranda da presidência da igreja e por tê-lo submetido a cárcere privado e violência. Sora nega as acusações. Nas últimas semanas em sua página no Facebook Sora divulgou a informação de que decidiu publicar em um livro os principais motivos que o levaram a se desligar da igreja há seis anos, presidida por seu ex-sogro e

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Fundada em 1962, a igreja Pentecostal Deus é Amor do Missionário David Miranda é hoje uma das maiores denominações evangélicas do país. Oriunda dos movimentos de cura divina da segunda safra do pentecostalismo brasileiro, a igreja Deus é amor chega ao limiar de seu jubileu de ouro mantendo as características que a tornaram conhecida: seu modelo de liderança centralizado em uma única pessoa (seu fundador e presidente vitalício); a extrema valorização dos usos e costumes (cujas proibições se estendem a todas as áreas da vida de seus fieis, incluindo a proibição de visitar ou participar de eventos em outras denominações); o forte uso do rádio como instrumento midiático de suporte as atividades desenvolvidas pela igreja (“império” este que agora ameaça ruir diante de recorrentes escândalos envolvendo “laranjas” e novas políticas de concessão de serviços de radiodifusão do governo federal) e a falta de compromisso com o ensino bíblico e teológico formal e sistemático, o que a difere da

A morte da David Miranda e as novas reviravoltas na Igreja Deus é Amor - Leia Miranda está de volta à denominação

Sidnei Moura Logo após a confirmação da morte do fundador e  presidente vitalício da Igreja Pentecostal Deus é Amor, ventilou-se por todos os lados que David Miranda de Oliveira (mais conhecido na denominação como David Filho), filho mais velho de Miranda, seria seu sucessor no trono, presidência e cabina blindada do "Templo da Glória de Deus" - a sede mundial das Igrejas Deus é Amor em São Paulo. Para surpresa da maioria, Ereni de Oliveira Miranda, viúva do missionário, foi empossada como líder suprema da denominação. Como se não bastasse tantas reviravoltas, o que o público não podia nem mesmo imaginar era o retorno de Leia Miranda à denominação, mas o ocorrido acaba de ser notificado e confirmado por Débora Miranda em sua conta oficial no Facebook, e pela própria Leia Miranda, em sua rede social. O retorno de Leia Miranda Em 2005 após uma confusão não muito bem explicada que teve como estopim uma possível agressão de Miranda contra sua esposa Ereni no