Pular para o conteúdo principal

Dia do professor - A arte de ensinar, seus embates e recompensas


Eu e meus alunos em uma oficina de produção de texto
 em um dos meus ambientes preferidos: a biblioteca


Dançarinos de balé, patinadores de gelo e atores shakespearianos nos enchem de admiração por sua graça e beleza de movimento, ou convicção de discurso. Aplaudimos os seus saltos, nos maravilhamos com a sua velocidade, sentimos prazer nas nuances de suas frases. E se eles atingem o ponto mais alto de performance, ficamos de pé e exclamamos: "Bis!". Mas se chegássemos bem perto e ficássemos nos bastidores, iríamos capturar outros detalhes menos saborosos — a respiração pesada, os rios de suor e a maquiagem escorrendo.

Ensinar é muito parecido com isso. De longe — há uma distância segura — parece uma dança bonita a aprender, e às vezes é exatamente assim. Quando você "faz sucesso" com seus alunos, quando um pai que costuma fazer críticas se alegra e lhe diz que você está fazendo um bom trabalho, você sente que não há nada como isso. A verdade é que há dias gloriosos como este, e graças a Deus por eles.

Também há dias em que você pode sofrer urna falta de bom senso e sabedoria, dias em que pouco parece dar certo, momentos de dúvida pessoal quando você ate questiona a sua vocação. Pense neles como "dias de bastidores". Conte ao Senhor a suas dificuldades e se apoie em seu entendimento.

Nem sempre Jesus agradou a todos o tempo todo. Lembra-se da noite em que seus discípulos adormeceram no jardim quando Ele mais precisava que eles prestassem atenção? Algumas lições eles entenderam; outras, eles perderam completamente. Deus quer que você tenha êxito e que seja eficaz. Ele também quer que você seja honesto quando não estiver dando certo. Desabafe, descanse em seu amor, e você ouvirá os gritos celestiais de "Bis!"

> Graça diária para professores

A todos os professores que atuam tanto no ministério cristão quanto secular, nas igrejas, nas escolas e faculdades públicas e privadas, minhas sinceras felicitações pela passagem do Dia do Professor. Que inspirados pelo exemplo do Mestre dos mestres possamos contribuir no desenvolvimento intelectual e espiritual, conduzindo nossa sociedade a aquisição do conhecimento que transforma.

Comentários

  1. Obrigado.
    Acabei de sair de uma aula dificil!
    =)
    Foi um texto mt delicado.
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor

SERGIO SORA ANUNCIOU EM SEU PERFIL NO FACEBOOK QUE PUBLICARÁ LIVRO  SOBRE SUA SAÍDA DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR. SEGUNDO ELE, O LIVRO REVELARÁ "COISAS QUE ESTÃO OCULTAS AOS OLHOS DE MUITOS" E  ESTARÁ DISPONÍVEL EM ATÉ SEIS MESES.
Apontado até então como sucessor e herdeiro natural do trono de David Miranda, de seu púlpito blindado no maior templo evangélico da America do Sul no centro de São Paulo, e de mais de 9 mil igrejas o então presbítero Sergio Sora casado com a cantora Leia Miranda (filha mais nova de David Miranda) foi desligado da Igreja Deus é Amor  em 2005 por acusações de exigir a renúncia de David Miranda da presidência da igreja e por tê-lo submetido a cárcere privado e violência. Sora nega as acusações. Nas últimas semanas em sua página no Facebook Sora divulgou a informação de que decidiu publicar em um livro os principais motivos que o levaram a se desligar da igreja há seis anos, presidida por seu ex-sogro e em que por mais de vinte anos ocupou a funçã…

O Bocado Molhado - o apelo final de Cristo à Judas Iscariotes

Queriote, localidade de Moabe (Jr 48.24), a pouco mais de vinte e dois quilômetros ao sul de Hebrom, e a vinte e cinco quilô­metros a oeste do mar Morto, era uma cidade como outra qual­quer, não fosse a referência a um de seus filhos — Judas Iscariotes, no hebraico Ish-Querioth, "Homem de Queriote". Escolhido para o colégio apostólico, Judas tinha nas mãos as mais inacreditáveis oportunidades; afinal de contas, Jesus o havia escolhido para um elevado ofício: cuidar das finanças do grupo apostólico. Certamen­te possuía características que justificassem sua escolha. 
Seguindo as pegadas de Judas durante o ministério público de Jesus, podemos delinear o perfil deste, que será lembrado por toda a história como o "traidor". Suas atitudes gananciosas revelam profundas feridas, veias maléficas que o acompa­nharam durante toda a vida. Judas era o único dos discípulos de Jesus que não provinha da Galiléia; era de Queriote, Judéia. Os habitantes da Judéia desprezavam os nat…

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Sidnei Moura

De acordo com os resultados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE, a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo autodenominado missionário David Martins Miranda, chegou ao seu Jubileu de ouro apresentando uma significativa retração no número de fieis. Se comparada a outras denominações que fizeram do discurso milagreiro seu carro-chefe, a IPDA foi a única a apresentar diminuição no número de congregados, diferente de outras denominações como a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Renascer em Cristo e a mais recente denominação milagreira – a Igreja Mundial do Poder de Deus, que ao contrário, aumentaram seu número de filiais, de congregados e de efetiva exposição nos meios de comunicação de massa.
Conhecida pela valorização exacerbada dos usos e costumes como doutrina primaz, e de sua ênfase em milagres (que lhe rendeu fama e crescimento vertiginoso nos anos 80 e 90 devido às concorridas concentrações de milagres realizadas no…