Pular para o conteúdo principal

"BBB" promove revival da "Lei de Gerson"

Se você conseguir sacanear seus companheiros, se dá bem e descola uma grana. Essa lógica perversa é levada ao pé da letra no "BBB11", que criou o cargo de "sabotador". É exatamente isso. A pessoa ganha uma missão que pode ser fazer seu time perder um jogo (ou seja, ser X9) ou deixar seus "amigos" sem comida. Se você conseguir ser sacana sem ninguém perceber, leva um prêmio de R$ 10 mil. 

Se o "BBB" imita o mundo, podemos pensar que eles adotaram de maneira mais que literal a lógica da "puxada de tapete". O sabotador e outros atos de falta de ética são o assunto do momento na casa. Sim, porque além do cargo oficial da "sabotagem", a produção do programa não para de colocar os participantes em situações em que eles são obrigados a sacanear os outros. Uma delas dita o paredão que acontece amanhã. 

Mauricio recebeu a missão de escolher entre os participantes uma pessoa que ficaria 17 horas em uma solitária. Ou seja, ele precisava mandar alguém para a prisão. Não titubeou e, sem cara de pena, votou em Michelly. E assim arrumou uma briga com Natalia, amiga da moça. Mais que natural. Qualquer ser humano normal discutiria com alguém que mandou seu amigo para a "prisão". Mauricio pagou pelo "mal". Os dois discutiram e Natalia, líder da semana, não pensou duas vezes em mandá-lo para o paredão (e você faria diferente?). 

O sabotador também se ferrou. O polêmico Diogo recebeu a ordem de trancar uma das dispensas da casa e deixar parte do grupo sem comida (pode existir missão mais "do mal"?). Traçou um plano. E, na maior cara de pau, tentou cumprir a tarefa quando "ninguém estava vendo" para descolar a tal graninha. Foi pego. Ganhou o ódio dos participantes. Mas será que eles fariam diferente? Será que não vale a pena deixar seus amigos com fome para arrumar um trocado? 

A produção do programa traz de volta a "Lei de Gerson", aquela que ficou famosa em tempos tristes do Brasil e que dizia que "o importante é levar vantagem em tudo". 

Não deu certo, nesse caso. Diogo também foi parar no paredão. Impossível não pensar em um "bem feito" para os dois. Mas será que a culpa é deles? Será que algum participante do programa seria capaz de dizer não para a produção e falar que se recusa a mandar alguém ser preso? Impossível imaginar tal cenário. De certa forma, o "BBB" obriga os jogadores a chutarem a ética para o lixo. 

E eles também não parecem muito preocupados com isso. Até agora, ninguém se recusou a tentar "sabotar" e deixar de lado os R$ 10 mil. Triste um programa de TV fazer a gente lembrar que ainda tem muita gente que acha que o mais importante é "levar vantagem em tudo". E que a "Lei de Gerson" não morreu.

Nina Lemos - Folha Ilustrada

Comentários

  1. Dê ao povo o que o povo gosta. A audiência do BBB diz tudo. Novela, carnaval e futebol: o que mais é preciso? Enquanto o brasileiro se ocupa com algo fútil, dizendo que odeia política, quem gosta de política os domina e suga todo seu suado dinheiro.
    Que país é esse?

    ResponderExcluir
  2. Nando,

    Desabafo registrado!
    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor

SERGIO SORA ANUNCIOU EM SEU PERFIL NO FACEBOOK QUE PUBLICARÁ LIVRO  SOBRE SUA SAÍDA DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR. SEGUNDO ELE, O LIVRO REVELARÁ "COISAS QUE ESTÃO OCULTAS AOS OLHOS DE MUITOS" E  ESTARÁ DISPONÍVEL EM ATÉ SEIS MESES.
Apontado até então como sucessor e herdeiro natural do trono de David Miranda, de seu púlpito blindado no maior templo evangélico da America do Sul no centro de São Paulo, e de mais de 9 mil igrejas o então presbítero Sergio Sora casado com a cantora Leia Miranda (filha mais nova de David Miranda) foi desligado da Igreja Deus é Amor  em 2005 por acusações de exigir a renúncia de David Miranda da presidência da igreja e por tê-lo submetido a cárcere privado e violência. Sora nega as acusações. Nas últimas semanas em sua página no Facebook Sora divulgou a informação de que decidiu publicar em um livro os principais motivos que o levaram a se desligar da igreja há seis anos, presidida por seu ex-sogro e em que por mais de vinte anos ocupou a funçã…

O Bocado Molhado - o apelo final de Cristo à Judas Iscariotes

Queriote, localidade de Moabe (Jr 48.24), a pouco mais de vinte e dois quilômetros ao sul de Hebrom, e a vinte e cinco quilô­metros a oeste do mar Morto, era uma cidade como outra qual­quer, não fosse a referência a um de seus filhos — Judas Iscariotes, no hebraico Ish-Querioth, "Homem de Queriote". Escolhido para o colégio apostólico, Judas tinha nas mãos as mais inacreditáveis oportunidades; afinal de contas, Jesus o havia escolhido para um elevado ofício: cuidar das finanças do grupo apostólico. Certamen­te possuía características que justificassem sua escolha. 
Seguindo as pegadas de Judas durante o ministério público de Jesus, podemos delinear o perfil deste, que será lembrado por toda a história como o "traidor". Suas atitudes gananciosas revelam profundas feridas, veias maléficas que o acompa­nharam durante toda a vida. Judas era o único dos discípulos de Jesus que não provinha da Galiléia; era de Queriote, Judéia. Os habitantes da Judéia desprezavam os nat…

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Sidnei Moura

De acordo com os resultados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE, a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo autodenominado missionário David Martins Miranda, chegou ao seu Jubileu de ouro apresentando uma significativa retração no número de fieis. Se comparada a outras denominações que fizeram do discurso milagreiro seu carro-chefe, a IPDA foi a única a apresentar diminuição no número de congregados, diferente de outras denominações como a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Renascer em Cristo e a mais recente denominação milagreira – a Igreja Mundial do Poder de Deus, que ao contrário, aumentaram seu número de filiais, de congregados e de efetiva exposição nos meios de comunicação de massa.
Conhecida pela valorização exacerbada dos usos e costumes como doutrina primaz, e de sua ênfase em milagres (que lhe rendeu fama e crescimento vertiginoso nos anos 80 e 90 devido às concorridas concentrações de milagres realizadas no…