Pular para o conteúdo principal

Meu retorno ao rádio [2]


No último domingo, dia 28, retornei ao rádio após alguns anos longe dos microfones. 

Comecei no rádio com 16 anos - na ocasião, pertencia a uma denominação evangélica pentecostal, e meu irmão mais velho havia recentemente aceitado o convite para conhecer os estúdios da emissora onde a igreja mantinha um programa diário, ocasião em que também foi convidado a assumir a apresentação da programação em um dia da semana. 

Algum tempo depois, motivos de saúde o impediram de comparecer em um dia para apresentar, e o substitui. Naquele dia, eu que já era um admirador do rádio por apenas escutar diariamente, me apaixonei pelo trabalho, e tornei-me um dos apresentadores fixos da semana. 

Mesmo antes de começar, sempre ouvi elogios ao meu timbre de voz e a dicção que possuía: na igreja eu era sempre convidado pelos departamentos para apresentar e narrar em congressos e eventos, e minha ida para o rádio confirmou que tudo aquilo não era apenas um dom natural ou vocação, mas amor ao trabalho vocal, que por sua vez foi coroado, agora, com uma audiência considerável.

Por nove anos consecutivos passei por cerca de cinco emissoras de rádio AM, FM e comunitárias em São Carlos e região apresentando programas religiosos, de variedades, de notícias e musical. Em 2006, ingressei no curso de Radialismo - Setor Locução, no SENAC - Serviço Nacional do Comércio - entidade referência na área em suas diversas agências espalhadas pelo Brasil, e passei a aliar a experiência já adquirida na prática com o conhecimento teórico aprendido com os melhores profissionais do ramo na época. Além do diploma, obtive também o registro profissional junto ao DRT, e assim poderia atuar em qualquer emissora de rádio e também de televisão

Em 2008, ingressei na faculdade de Letras, e me afastei do rádio, mas não dos trabalhos de locução. Gravei comerciais para emissoras de rádio e serviços de carro de som, e tive a oportunidade de integrar o elenco de um filme independente que foi gravado em São Carlos, ocasião em que atuei como um locutor noticiarista em uma dramática história de caos apocalíptico baseada em dois contos de Edgar Allan Poe. Em 2012 licenciei-me em Letras, e no mesmo ano tornei-me professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino de São Paulo.

Ao completar cinco anos de trabalho como professor, e ter a voz reconhecida por boa parte dos meus alunos durante esse período como "voz de locutor de rádio", passei a considerar a possibilidade de retornar ao rádio com uma programação própria, produzida e dirigida por mim mesmo. Foi quando procurei uma emissora comunitária da minha cidade com concessão do poder público para operar, e apresentei meu projeto, que após ser aprovado foi patrocinado por um comerciante da região, possibilitando meu retorno aos microfones.

Assim, estreei no último domingo o programa Sunset, com uma proposta diferente de tudo aquilo que já produzi no rádio em meus 9 anos de experiência: uma programação leve que privilegia a qualidade, a boa música, e a informação com credibilidade.

O programa Sunset vai ao ar todos os domingos às 17 horas pela RCA FM 107,9. Na frequência modulada, o alcance da emissora, por ser comunitária, abrange apenas a cidade de São Carlos, mas a programação também é transmitida pela internet, que além de disponibilizar o sinal para qualquer lugar oferece também a possibilidade de ouvir por meio de um aplicativo para android que pode ser baixado gratuitamente no site da emissora. Além do site, minha proposta de trabalho é fazer das redes sociais uma extensão do programa,oferecendo conteúdo relacionado à programação como clipes das músicas tocadas, notícias e interação com o público.

Acesse o site da Radio RCA FM para ouvir a programação e baixar o aplicativo para Android

Acesse a página oficial do programa SUNSET no Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor

SERGIO SORA ANUNCIOU EM SEU PERFIL NO FACEBOOK QUE PUBLICARÁ LIVRO  SOBRE SUA SAÍDA DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR. SEGUNDO ELE, O LIVRO REVELARÁ "COISAS QUE ESTÃO OCULTAS AOS OLHOS DE MUITOS" E  ESTARÁ DISPONÍVEL EM ATÉ SEIS MESES.
Apontado até então como sucessor e herdeiro natural do trono de David Miranda, de seu púlpito blindado no maior templo evangélico da America do Sul no centro de São Paulo, e de mais de 9 mil igrejas o então presbítero Sergio Sora casado com a cantora Leia Miranda (filha mais nova de David Miranda) foi desligado da Igreja Deus é Amor  em 2005 por acusações de exigir a renúncia de David Miranda da presidência da igreja e por tê-lo submetido a cárcere privado e violência. Sora nega as acusações. Nas últimas semanas em sua página no Facebook Sora divulgou a informação de que decidiu publicar em um livro os principais motivos que o levaram a se desligar da igreja há seis anos, presidida por seu ex-sogro e em que por mais de vinte anos ocupou a funçã…

O Bocado Molhado - o apelo final de Cristo à Judas Iscariotes

Queriote, localidade de Moabe (Jr 48.24), a pouco mais de vinte e dois quilômetros ao sul de Hebrom, e a vinte e cinco quilô­metros a oeste do mar Morto, era uma cidade como outra qual­quer, não fosse a referência a um de seus filhos — Judas Iscariotes, no hebraico Ish-Querioth, "Homem de Queriote". Escolhido para o colégio apostólico, Judas tinha nas mãos as mais inacreditáveis oportunidades; afinal de contas, Jesus o havia escolhido para um elevado ofício: cuidar das finanças do grupo apostólico. Certamen­te possuía características que justificassem sua escolha. 
Seguindo as pegadas de Judas durante o ministério público de Jesus, podemos delinear o perfil deste, que será lembrado por toda a história como o "traidor". Suas atitudes gananciosas revelam profundas feridas, veias maléficas que o acompa­nharam durante toda a vida. Judas era o único dos discípulos de Jesus que não provinha da Galiléia; era de Queriote, Judéia. Os habitantes da Judéia desprezavam os nat…

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Sidnei Moura

De acordo com os resultados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE, a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo autodenominado missionário David Martins Miranda, chegou ao seu Jubileu de ouro apresentando uma significativa retração no número de fieis. Se comparada a outras denominações que fizeram do discurso milagreiro seu carro-chefe, a IPDA foi a única a apresentar diminuição no número de congregados, diferente de outras denominações como a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Renascer em Cristo e a mais recente denominação milagreira – a Igreja Mundial do Poder de Deus, que ao contrário, aumentaram seu número de filiais, de congregados e de efetiva exposição nos meios de comunicação de massa.
Conhecida pela valorização exacerbada dos usos e costumes como doutrina primaz, e de sua ênfase em milagres (que lhe rendeu fama e crescimento vertiginoso nos anos 80 e 90 devido às concorridas concentrações de milagres realizadas no…