sidnei_M.png

BLOG DO SIDNEI

 

E SE JESUS NÃO TIVESSE NASCIDO?

25 de dezembro de 2021

 

Por Ed René Kivitz

 

Imagine o mundo se Jesus não tivesse nascido. 


Não precisa ir tão longe, basta ficar nas páginas do Novo Testamento e prestar atenção nos Evangelhos. Aquela mulher flagrada em adultério, por exemplo, teria sido apedrejada. Tiago e João teriam repetido o espetáculo do profeta Elias e as cidades impenitentes teriam sido condenadas e consumidas pelo fogo do céu. Os leprosos continuariam impuros, impedidos de frequentar o templo, e intocáveis; os cegos de nascença continuariam sendo considerados amaldiçoados por Deus; as mulheres permaneceriam em silêncio nas sinagogas, propriedade e objeto de uso e abuso dos homens.


Imagine o mundo se Jesus não tivesse nascido. As pessoas continuariam acreditando que culto e missa são mais importantes do que fazer justiça aos pobres, repartir o pão com os famintos e cobrir quem está com frio. Os pecadores estariam ainda sendo medidos por uma régua moral que normaliza o ódio e incentiva relações do tipo “olho por olho, dente por dente”: que perdão, que nada! Se Jesus não tivesse nascido, apenas os descendentes de Abraão seriam considerados povo de Deus, e teria gente acreditando possuir o monopólio do céu. Deus estaria ainda recebendo sacrifícios de animais para ter sua ira aplacada e seu coração constrangido a abençoar os seus e somente os seus. Se Jesus não tivesse nascido. 


Mas graças às entranháveis misericórdias de Deus, já nos visitou o sol nascente em forma de criança, brilhando sobre as trevas da sombra da morte, para guiar nossos pés no caminho da paz com Deus, paz de Deus e paz entre todas as gentes. Hoje é Natal. Celebramos o natal de Jesus, e nele e com ele o natal de um novo mundo.