sidnei_M.png
download.jpg
 
SERVIÇO DE "MOTOTAXI" DA UBER PASSA A SER DISPONIBILIZADO EM SÃO CARLOS
 
A UBER passou a disponibilizar a modalidade de transporte por motos em sua plataforma em São Carlos e em mais de 40 cidades. As regras e acesso para os interessados são os mesmas da modalidade de carro.Em São Carlos, a capital da tecnologia, persiste a existência de uma lei que proíbe o serviço de transporte individual por motos. O poder público precisa urgentemente derrubar esse absurdo para garantir a livre iniciativa e livre concorrência para trabalhadores e livre escolha do cidadão.

 

 

Por Sidnei Moura 

 

O serviço de corridas e viagens de carro por aplicativo mais conhecido do mundo, a UBER, começou ontem a oferecer a modalidade de moto táxi em São Carlos. As regras para o cadastro de motoristas que pretendem oferecer o serviço na plataforma bem como o acesso e solicitação da corrida pelo usuário são os mesmos já conhecidos para a modalidade de carros.

São Carlos é uma das poucas cidades que por meio de lei aprovada pelos vereadores proíbe a exploração e uso do serviço de moto táxi pela população. Em 2018 quando participei ativamente do processo de regulamentação de transportes por aplicativos na cidade, a aprovação da exploração desse serviço em nosso município estava na pauta. Além de diversas manobras para tentar inviabilizar a aprovação de serviços como o da UBER e 99, nossos vereadores também retiraram de pauta a aprovação do moto taxi.

Sou favorável a derrubada da lei que proíbe o moto taxi em São Carlos, e a aprovação de uma regulamentação que permita que trabalhadores ofereçam esse serviço a fim de que a população tenha acesso a essa modalidade de transporte por vários motivos: 1. É barato, e beneficia principalmente os que possuem menor poder aquisitivo. 2. Garante a liberdade da livre iniciativa de trabalhadores que queiram atuar como mototaxistas e assim garantir alguma renda. 3. Garante a liberdade de escolha do cidadão em optar pela modalidade de transporte que atenda suas necessidades de locomoção e de custo.

A câmara de vereadores precisa urgentemente derrubar a lei que proíbe o mototaxi em São Carlos e assim trabalhar em prol da população, e não de seus próprios interesses.